A nossa

História

Com pouco mais de 60 anos de vida, o município de Maringá vem se consolidando como um polo de grande relevância regional. Dados do (IBGE/2010) mostra uma população urbana de 350.653 habitantes e uma população rural de 6.424 habitantes. Esses números retratam melhor a situação a ser evidenciada quando se considera que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 1970, a população maringaense era de 121.374 habitantes, em 1991, de 240.292 e, em 2000, de 288. 653. Nesse ritmo de crescimento e desenvolvimento, atualmente, é a terceira maior cidade do Paraná e o 66º município mais populoso do país.

Inserida numa vasta área de influência e por seu estratégico posicionamento físico-territorial, onde convergem importantes rodovias estaduais e federais, Maringá está qualificada como um polo industrial, destacando-se pelo setor de comércio e prestação de serviços. A agricultura continua sendo fundamental para o município e, além dela, a cidade conta com um parque industrial crescente que lida com tecelagem, agroindústria e, principalmente, confecções.

Nas duas últimas décadas, o crescimento do Município, as demandas advindas, sobretudo, do processo econômico-social, as profundas transformações no âmbito do trabalho e, por conseguinte, nos diferentes setores a ele afetos, passaram a exigir que Maringá e região construíssem múltiplas alternativas para promover a educação, a aquisição de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Nesse contexto de crescimento, buscou-se concentrar esforços com vistas à organização e proposição da implantação do Colégio Axia, destinado a ofertar o Curso de Ensino Médio e Cursos Pré-vestibulares. O objetivo é de que os referidos cursos, somados aos outros já ofertados por outras Instituições de Ensino, contribuam no sentido de atender às demandas da comunidade local, de uma cidade que cada vez mais se destaca no cenário nacional como referência em Educação Básica.

Nossa

Metodologia

Sabedores de que só poderemos contribuir para uma sociedade mais justa e menos excludente, construindo um projeto comprometido com o aluno, o Colégio Axia firma esse compromisso: promover e difundir o conhecimento, a cultura, a formação integral de cidadãos responsáveis, unindo elementos da vida social aos conteúdos trabalhados.

Assim, a metodologia e o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula estão pautados na compreensão do aluno como um cidadão que deve ser um agente transformador da sociedade, além de crítico, responsável e participante.

Nossa proposta pedagógica está ancorada em uma concepção de escola crítica, reflexiva, que oferece aos alunos um projeto de ensino construído a partir do diálogo da colaboração, da problematização.

O conhecimento aqui é entendido como aquele que habilita o educando a refletir sobre as diversas informações que recebe dos meios de comunicação, a questionar e compreender melhor a sociedade e as leis que a regulam.

Nossos

Pilares

Missão

Promover e difundir o conhecimento e a formação integral dos cidadãos imbuídos de valores éticos e morais para que saibam dispor desses conhecimentos e das tecnologias, desenvolvendo habilidades e competências para o exercício da cidadania.

Visão

Ser reconhecido pela organização, inovação e qualidade, sendo referência no Ensino Médio em Maringá e região no âmbito da formação humana e na capacidade empreendedora.

Valores

Desenvolver a ação pedagógica pautada na honestidade, ética, justiça, competência, respeito, cidadania e responsabilidade social e ambiental.

Colégio Axia

João Máximo Junior

Biologia (3ª Série)

José Carlos (Zeca)