Nossa Metodologia

Sabedores de que só poderemos contribuir para uma sociedade mais justa e menos excludente, construindo um projeto comprometido com o aluno, o Colégio Axia firma esse compromisso: promover e difundir o conhecimento, a cultura, a formação integral de cidadãos responsáveis, unindo elementos da vida social aos conteúdos trabalhados.

Assim, a metodologia e o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula estão pautados na compreensão do aluno como um cidadão que deve ser um agente transformador da sociedade, além de crítico, responsável e participante.

Cursos e Projetos Extras

Curso Preparatório PAS

O Colégio Axia te ajuda a se preparar para o PAS com o Curso Preparatório PAS!

Discussões e debates sobre assuntos do cotidiano, tanto para contribuir na seleção das informações e criação de valores, quanto para prepará-los para discutir ou exprimir ideias em relação diferentes temas da atualidade, construindo um suporte cognitivo no aluno..

Projeto Conexão

CineAxia

Encontros com exibição de um filme, previamente selecionado pela Equipe Pedagógica, tendo a participação de um comentarista que, após a exibição, direcionará um debate acerca do tema, com o objetivo de demonstrar como o filme pode ser relacionado com as disciplinas e como este pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.

Aumente suas chances de conquistar sua sonhada na vaga no ensino superior. Venha se preparar com quem entende do assunto e irá sanar todas as suas dúvidas.⠀

Disciplinas Especificas Para Vestibular

Acompanhamento de estudo e Monitoria

Aprimore seus conhecimentos com apoio e direcionamento de nossos professores.

O Colégio Axia nasceu de um desejo claro de oferecer à comunidade maringaense uma educação diferente da que está posta. Sem desconsiderar a legislação que norteia o ensino médio, nossa proposta pedagógica, bem como o trabalho desenvolvido em sala de aula, tem dois princípios que norteiam as ações na sua essência. O sentimento de pertencimento e o desejo de fazer a diferença, de ser a diferença, de se construir como agente da mudança.

O sentimento de pertencimento é definido no dicionário da seguinte forma: “é a crença subjetiva numa origem comum que une distintos indivíduos. Significa que precisamos nos sentir como pertencentes a tal lugar e ao mesmo tempo sentir que esse tal lugar nos pertence, e que assim acreditemos que podemos interferir e, mais do que tudo, que vale a pena interferir na rotina e nos rumos desse tal lugar”.

SOMOS DIFERENTES

Você talvez estejam se perguntando como um colégio pode trabalhar com tais dimensões? Isso não seria utopia?

Acreditamos que as grandes mudanças nascem dos pequenos gestos, pelo simples. E, por ser simples, também muito difícil de realizar, já que estamos numa sociedade do espetáculo, do luxo, do efêmero, da tecnologia de ponta.

Por isso, investimos no atendimento que aproxima aluno e equipe pedagógica. Os alunos se sentem acolhidos e isso desencadeia nos mesmos a tranquilidade em expressar as suas ideias, suas dúvidas, seus medos. Isso gera o sentimento de pertença. Só aquele que se sente pertencente a um lugar consegue se colocar no lugar do outro, pensar no bem coletivo e, assim, buscar realizar ações que façam a diferença na vida das pessoas.

Temos clareza de que o trabalho com o ensino médio não pode desconsiderar os desafios postos pela sociedade, os concursos vestibulares, o PAS, o ENEM, mas não apenas isso. É preciso enxergar o humano que existe no aluno que se pretende formar. Aí está à essência do trabalho desenvolvido no Colégio Axia.

É no movimento das aulas que levamos a ciência que auxilia o aluno na construção de um conhecimento que o ajude a enfrentar os desafios. Isso só é possível quando se tem um corpo docente de excelência. Professores com vasta experiência na docência, que estabelecem vínculos com os alunos, que estão abertos ao diálogo, a partilha, que desenvolveram a arte da “escuta” e que tem autoridade em ensinar.