Dia Descalço: proposta é sentir na pele o peso da desigualdade social

Já reparou naquele mendigo que anda descalço pelas ruas?

Ah, mas ele escolheu isso, é o que muitos dizem. Mas o que dizer daquela criança que não tem condições de escolher pelo sapatinho multicolorido ou com luzinhas? Quantos e quantos vivem a margem da sociedade, ignorados, invisíveis e sofrem sem condições mínimas de higiene, sem roupas para se aquecer, sem o que calçar?

É pensando nessas pessoas e na tentativa de abrir os olhos dos seus alunos e da comunidade como um todo, que a Faculdade Cidade Verde (FCV) e Colégio Axia propõem o Dia Descalço. Um dia para se ter uma pequena amostra do que milhares vivem.

O dia 12 de maio, próxima sexta-feira, é o dia escolhido para a ação. A ideia é que todos se proponham a tirar seus sapatos, e descalços realizar suas ações do dia a dia.

Chamar atenção para o problema é importante, mas agir também. Qualquer pessoa pode fazer algo, doar um calçado por exemplo. A Campanha do Agasalho da FCV começa no mesmo dia da ação, e recolherá doações de roupas, cobertores e calçados que serão entregues a entidades que prestam trabalho social. A arrecadação vai até o dia 30 de junho.

Ação global – A ideia de adotar um dia sem sapatos não nasceu nos corredores da faculdade ou do colégio, o projeto social acontece no Brasil desde 2015 e chama-se: One Day Without Shoes. Trata-se da arrecadação de sapatos durante todo o mês de maio e que é marcada por um dia para a ação descalça. O projeto partiu da marca americana TOMS, seu fundador em viagem a um vilarejo argentino se sensibilizou com a falta de sapatos das pessoas que sofriam com doenças e impedia as crianças de frequentar a escola. Sendo assim, com o intuito de ajudar essas pessoas foi criada a marca e junto com ela o projeto.

Assessoria de Comunicação – Faculdade Cidade Verde/ Colégio Axia

Páscoa: Mil caixas de chocolate foram arrecadadas e distribuídas entre 11 entidades

Aquecendo Vidas: coleta de agasalhos, cobertores e calçados começa hoje